![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSm-VxsX_4-4sYYRcUJEYCRk_L6SJJgNvt1DTHbf0Ya1iB_h8Ezd7fJDzlXNWIWQrXM2a4jvT2ojhrClEQG-3dW1508yN5qBM1QvMfxbUG7UwciFHRNXch0285sW33QbyDz5qodurI-T4/s400/historia1st.jpg)
As damas do Fogo
Além do poder econômico do conhecimento. Roma e Grécia tinham em comum deusas poderosas.
A origem de Vesta é cheia de mistérios. Mas sabe-se que é uma versão romana de Héstia,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTVYCfI0YDpwcQtrykemYJlOxkhfn2-xQX9M39WyXrBg92Q4EZfdfKEgsPPcP6VdPJJATlpHIHIKN6NZV3Ph3u1hGMgip3CY5KbwsKME-SrKRKRNJ8B-yt3i1-FT6HmDhtnsXhw8podgw/s400/hestia.jpg)
Deusa do fogo dos gregos. Na tradição grega, a linhagem de Héstia era neta de Uranoe uma das cinco filhas de Cromo e Réia. Um dos irmãos de Héstia era Zeus, caçula que assumiu o posto maior do Olímpio após uma briga familiar, Quando soube que seria destronado para dar lugar a um de seus filhos, Cromo engoliu sua prole. Réia, mãe dedicada, salvou Zeus escondendo-o do pai. Quando cresceu. Zeus decidiu vingar-se do pai. Ganhou de Prudência, sua amante, uma droga que obrigou Cromo a vomitar os outros descendentes. Héstia voltou à vida e jurou virgindade eterna. Por isso, recebeu do irmão a honra de ser venerada nos lares por meio da chama sagrada. Todas as cidades gregas e romanas veneravam a chama eterna, cada qual com sua versão. Não se sabe, porém, quem veio primeiro: Héstia ou Vesta.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1H6Z_ngc_xq5HTOb8_ofBTzjMm6h56V9jTK6hPFXqkerRg9hU4r8pvFGS6dZIjXqHOrkFHltCHzgWZUoUCPUcm5VNxzeMau1b7oswxqyfU8GIgiqf-OTQNgpUIDyVWvBTnmwpl9CqMb8/s400/Vesta.jpg)
“Era comum os romanos classificarem os deuses de outros povos a partir da comparação com os seus próprio”, diz a historiadora Renata Senna Garraffoni. Assim, embora Vesta seja a versão romana de Héstia, há quem defenda que o culto à deusa romana já existia antes do contato com o gregos. “Estudiosos dizem que relatoss romanos indicam que as primeiras vestais eram filhas dos reis romanos ou suas esposas”. Tanto Vesta quanto Héstia se mantiveram indispensáveis para a vida social de seus povos no decorrer dos séculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário